terça-feira, 29 de maio de 2012

Fim do Zé Gotinha

Fim do Zé Gotinha


(Zé Gotinha)
Fonte: Oush Brasil

O personagem Zé Gotinha está com os dias contados. O Ministério da Saúde anunciou que o esquema de vacinação contra a pólio vai ser mudado. A vacina oral Sabin, as famosas gotinhas, que é composta pelo vírus vivo, porém atenuado, será substituída pela vacina intramuscular, a Salk, feita com vírus morto. O Ministério da Saúde informou que a Sabin, por conter vírus vivos, oferece risco de a criança desenvolver a doença poliomielite, porém muito raro.

A decisão do Ministério segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países se preparem para a erradicação da poliomielite no mundo, o que deve acontecer em até cinco anos. Aqui no Brasil, segundo o Governo Federal, a doença já está erradicada mas, se a Sabin continuar sendo utilizada, existe um risco mínimo da doença se manifestar.

A troca da Sabin pela Salk deverá ocorrer já no próximo ano. O Ministério da Saúde ainda deverá anunciar a data exata. A Salk será dividida em duas doses e aplicada em crianças com idades entre 2 a 4 meses. Haverá mais dois reforços, aos 6 meses e aos 15 meses, que será feito com a pólio oral.

Depois, a criança continua seguindo o esquema da campanha nacional de vacinação e permanece tomando a Sabin, como já é feito de rotina. Quando esse esquema for implementado teremos apenas uma campanha nacional contra a poliomielite.

Com a mudança, o Zé Gotinha deverá desaparecer das campanhas, onde atua como garoto propaganda. Vamos esperar para ver qual o novo personagem que será criado pelo Ministério da Saúde.

(Zé gotinha dando chau na saúde)
É zé gotinha vai ter que dar chau mesmo, espero que os governantes saibam o que estão fazendo, pois a vacina ajudou muitas crianças.
Ass: Tiago

0 comentários:

Postar um comentário

CHAT Online pra galera trocar uma ideia!

"Clique no seu nome feio, apague e coloque o seu, para que possamos o cadastrar como membro" \o/